Publicada em 08-18-20
A mobilização dos empresários de autoescolas, realizada na manhã desta terça-feira (18/08), na Praça Municipal de Salvador, teve saldo positivo. Além de ampla cobertura da imprensa, dando visibilidade ao pleito da categoria, a ação chamou a atenção do presidente da Câmara Municipal de Salvador, o vereador Geraldo do Júnior. “Ele nos ouviu durante a mobilização e ficou de nos receber para que possamos apresentar nosso protocolo de segurança, que elaboramos desde abril. Já tivemos reunião com o comitê de crise da gestão municipal, mas até o momento não tivemos nenhuma previsão para o nosso retorno”, Wellington de Oliveira, presidente do Sindauto Bahia.
A reunião está prevista para acontecer ainda nesta semana. “Não há argumento que justifique o adiamento do retorno de nossas atividades, sobretudo, quando vemos setores que oferecem mais riscos funcionando. Desde abril, elaboramos um protocolo de segurança e saúde, demonstrando que é completamente viável a reabertura de nossas empresas”, explica Wellington de Oliveira.
O protocolo da categoria prevê a adoção da teleaula, para o curso teórico, e medidas de segurança, como uso obrigatório de máscaras e higienização dos veículos entre as aulas práticas. Embora a reabertura das autoescolas tenha sido regulamentada em todo estado pela Portaria Nº 227 do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA), na capital, os candidatos à primeira habilitação continuam impedidos de concluir o curso e tirar a CNH. Nesta semana, a categoria completa cinco meses de atividades paralisadas.