Sindauto BA apresenta Centro A Virtual, alternativa para implantação da teleaula

Publicada em 05-29-20

Nesta sexta-feira (29/05), a diretoria do Sindauto Bahia realizou uma reunião empresarial online para atualização sobre ações em andamento e apresentação de proposta do sindicato para implantação da teleaula. Após a retrospectiva das ações e conquistas do Sindauto BA e da categoria no período da pandemia, o presidente Wellington de Oliveira apresentou a proposta do sindicato para viabilização da aula teórica remota: o Centro A Virtual.

A ideia é implantar um centro de ensino teórico virtual compartilhado, no qual os alunos matriculados nas autoescolas poderão assistir às aulas teóricas na modalidade remota, direto do notebook, celular ou tablet. A base do Centro A Virtual será no Sindauto Bahia, de onde a aula será ministrada por um instrutor teórico e transmitida ao vivo, através de plataforma tecnológica, para todo o estado.

Com turmas rotativas disponibilizadas em três turnos, a Portaria Nº. 202 do Detran BA permite aulas com até 50 alunos. A ferramenta possui os requisitos técnicos exigidos no regulamento, com captura de foto, para reconhecimento facial e validação das aulas. Ao longo das aulas, o aluno é notificado para fazer o devido reconhecimento facial, garantindo sua frequência e comprovando o cumprimento da carga horária de 45h/aulas.

“Inicialmente, nossa proposta foi a realização de aulas mistas, com número reduzido de alunos nas salas presenciais e até 50 nas salas virtuais. Mas o que foi autorizado para este momento foi apenas as aulas teóricas virtuais. Os CFCs que optarem por utilizar o Centro A Virtual do Sindauto, podem usar sua sala física apenas como posto virtual, para alunos que por ventura tenham alguma dificuldade de acesso à internet”, explica o presidente do Sindauto Bahia, Wellington de Oliveira. Entretanto, os que não desejarem aderir ao Centro A Virtual, poderão oferecer a teleaula individualmente, direto do seu CFC, mediante contratação de uma plataforma tecnológica de sua livre escolha.

Já foi realizada uma aula teste transmitida da sede do Sindauto para todo estado, a fim de avaliar a funcionalidade da proposta e definir ajustes. Será divulgado um cronograma de aulas testes com os associados, inicialmente, em Salvador, Feira de Santana e demais regiões sucessivamente.

Dúvidas não respondidas devem ser enviadas para o e-mail: sindicato@sindautobahia.com.br

Arquivos para downloads