Sindauto promove reunião com do Diretor Geral do Detran Bahia para discutir rumos do segmento

Publicada em 04-15-20

WhatsApp Image 2020-04-15 at 11.44.40

Para discutir alternativas para o segmento em meio a pandemia do coronavírus, o Sindauto Bahia realizou, nesta quarta-feira (15), uma reunião empresarial com a participação do diretor geral do Detran-BA, Rodrigo Pimentel. A reunião foi transmitida ao vivo pelo Youtube e pode ser revista aqui (Clique aqui).

Entre as principais questões abordadas pela diretoria, assuntos como: a previsão do retorno das atividades, com realização dos exames teóricos e práticos; a prorrogação da renovação de registro de CFC e do prazo de validade dos veículos; a implantação do posto de coleta de digital na sede Sindauto e Delegacias Regionais, além da emissão de laudo e LADV , a CNH Social e, por último, a teleaula.

O diretor geral Rodrigo Pimentel posicionou que, no momento, a recomendação é manter a suspensão das atividades nos municípios onde há casos confirmados de infectados pela Covid-19. Nos demais, será mantida ou retomada as atividades de algumas Ciretrans / Retrans, como em Barreiras e Senhor do Bonfim. O diretor ficou de enviar uma relação atualizada das cidades com Ciretrans em funcionamento, esclarecendo também como será a atividade dos CFCs localizados nestas regiões.

Sobre a Renovação Anual de Registro e suspensão da exclusão de veículos de CFC em vencimento, Rodrigo Pimentel se posicionou favoravelmente, afirmando que o pleito será encaminhado internamente e, caso não haja impedimento jurídico, estes pleitos serão atendidos. Outra solicitação também já acatada pelo Detran-BA foi a implantação do posto de coleta de biometria, abertura de laudo e emissão da LADV na sede do Sindauto Bahia e nas Delegacias Regionais. A CNH Social, projeto também apresentado pelo sindicato, está em fase final de definição e publicação do edital de licitação, para contratação dos CFCs que poderão prestar o serviço a população.

A principal alternativa para a retomada das aulas práticas nos Centros de Formação de Condutores foi a teleaula. De acordo com o Diretor Geral, já há uma alinhamento com o Denatran para validação desta alternativa, que não se caracteriza como EAD, mas sim da possibilidade de ministrar as aulas dentro da sala de aula da autoescola e transmitir remotamente para os alunos. O Sindauto Bahia está acompanhando as discussões em âmbito nacional e buscando uma ferramenta para propor um formato viável para o segmento no estado. Enquanto isso, será realizada uma nova reunião empresarial para discutir esta pauta e, durante o encontro, lançada uma enquete para apurar o posicionamento da categoria quanto a implantação imediata da teleaula.

Associado, perdeu a reunião? Confira o vídeo na íntegra clicando AQUI.