Empresa de auditoria é contratada e Comissão informa andamento dos trabalhos

Publicada em 10-03-19

WhatsApp Image 2019-10-03 at 07.47.02

A Comissão de Auditoria, eleita em Assembleia da Categoria para conduzir o processo de averiguação das contas do Sindauto BA, informa aos associados o status do trabalho. As atividades iniciaram no primeiro semestre, mas alguns contratempos atrasaram o andamento dos trabalhos.

Após publicação de edital para contratação da empresa responsável, algumas se apresentaram, mas não estavam adequadas para a prestação do serviço. Entre elas, uma firma de advocacia que foi indicada por membros da comissão, mas não estava apta. Conforme determina o Conselho Regional de Contabilidade, para realizar o serviço de auditoria, a empresa precisa ter em seu CNPJ o CNAE de auditoria.

Uma vez advertidos sobre a inviabilidade desta contratação, tanto pelo jurídico, como pela assessoria contábil do sindicato, a comissão declinou e a referida empresa acionou o Sindauto BA. O jurídico atuou de forma exitosa e defendeu a categoria contra a ação que não tinha fundamento. Como as primeiras empresas apresentadas não estavam habilitadas, foi realizada uma nova convocação, com a publicação de edital público.

No mês de setembro, a empresa Nunes Serviços Contábeis habilitou-se para a prestação do serviço, após verificação de documentos feita pelo jurídico do Sindauto Bahia. A firma terá um prazo de 60 a 90 dias para concluir o trabalho, após recebimento dos demonstrativos contábeis e demais documentos que serão auditados, entre os anos de 2014 e 2018. A Comissão de Auditoria, formada pelos empresários André/CFC Renascer, Silvio/CFC Salmos, George/CFC Expresso LF e Fernando/CFC São Salvador, seguirá acompanhando os trabalhos.