Fim do simulador de direção na Bahia repercute na mídia local

Publicada em 08-02-19

WhatsApp Image 2019-08-01 at 10.47.45

Desde o anúncio do fim da obrigatoriedade do simulador de direção no Estado, o Sindauto Bahia buscou a imprensa, a fim de esclarecer para a sociedade o que muda, na prática, com esta nova medida, regulada pela Portaria Nº 500/19 do Detran-BA. Na última quarta-feira (31), o Sindauto concedeu entrevistas ao jornal A Tarde, Correio*, Record Bahia, além de entrevista ao vivo para a rádio Metrópole, às 17h40. Além disso, rádios como a BandNews FM e Sociedade também repercutiram o assunto.

Conforme comunicado enviado à mídia e entrevistas concedidas pelos dirigentes, o Sindauto informou que candidatos à primeira habilitação categoria B (carro), com laudos abertos a partir do dia 31 de julho de 2019, não serão mais obrigados a cumprir carga horária de 5 horas/aulas no simulador de direção, antes das aulas práticas. A obrigatoriedade está mantida para alunos que iniciaram seu processo de habilitação em data anterior.

A carga horária obrigatória das aulas práticas reduziu de 25 h/aulas para 20h/aulas. Os alunos que optarem pelo uso do equipamento poderão realizar até cinco aulas no simulador de direção e 15 no veículo. Os que optarem por não utilizar o equipamento em seu processo de habilitação deverão cumprir requisito mínimo de 20h/aulas práticas no veículo, sendo pelo menos uma em período noturno.

Por não haver um valor tabelado para os serviços de autoescola, o Sindauto não divulgou valores absolutos, referente à margem de desconto nos serviços de primeira habitação. A estimativa de redução anunciada pelo sindicato, tanto em comunicado, como nas entrevistas, foi de até 15%.

A Assessoria de Comunicação do Sindauto-BA seguirá monitorando outras oportunidades de mídia espontânea para esclarecer as informações da categoria. Vale ressaltar, no entanto, que por se tratar de mídia jornalística – não publicitária – cada veículo tem a autonomia para apurar e editar as informações que serão apresentadas na matéria final.

O setor de Comunicação do Sindauto Bahia está à disposição para orientar os empresários, caso sejam procurados pela imprensa e desejem alinhar informações entrevista.

Contatos:

Lívia Santana: (71) 99138-3883 / livia.ascom@gmail.com