Unidos em defesa da Educação para o Trânsito e dos CFCs

Publicada em 04-03-19

WhatsApp Image 2019-04-02 at 13.54.33 (1)

Empresários de Centros de Formação de Condutores participam de mobilização nacional em Brasília

Empresários de centros de formação de condutores de todo o Brasil se uniram na última terça-feira (02), numa articulação em defesa da categoria, em Brasília. Representando a Bahia, a diretoria do Sindauto-BA, junto com alguns associados, participaram da mobilização ocorrida antes do relançamento da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro.

As atividades começaram logo cedo, com uma reunião de alinhamento entre dirigentes sindicais de vários estados e a Federação Nacional das Autoescolas e Centros de Formação de Condutores (Feneauto), realizada na sede da Fecomércio-DF. Em seguida, representantes estaduais e sua comitiva de associados se mobilizaram em visitas aos gabinetes dos deputados federais, a fim de sensibilizá-los sobre as questões que preocupam o segmento, entre elas, a possibilidade da implantação do curso teórico EAD.

“Visitamos os deputados e entregamos um documento completo com um panorama do nosso segmento na Bahia, que já luta para sobreviver diante da recessão econômica e das inúmeras taxas que incidem em nossos serviços. Entre outras coisas, defendemos que haja um amplo debate com a categoria responsável pela formação de condutores, antes de qualquer mudança que possa afetar o processo de habilitação”, afirmou Francisco de Assis, presidente do Sindauto Bahia. A não obrigatoriedade do simulador de direção e a manutenção do curso teórico presencial nos CFCs/ autoescolas estão entre as principais pautas defendidas pelo sindicato.

Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro

Durante a tarde, representantes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e dos Centros de Formação de Condutores participaram do evento de reativação da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro. Presidida pelo deputado Hugo Leal, a associação suprapartidária visa discutir e analisar as propostas de alteração na legislação de trânsito, tendo como objetivo reduzir as mortes e lesões decorrentes de acidentes nas vias urbanas e rodovias federais.

Presente do ato de relançamento da Frente, a deputada federal Alice Portugal manifestou seu apoio à iniciativa e aos CFC´s. “Quero saudar de maneira especial toda a rede de CFC´s, o Sindicato das Autoescolas, e dizer que essa reunião é especial porque não é uma questão de situação ou oposição, diz respeito à segurança das pessoas, ao direito a vida. Há uma luta grande para que na área de Saúde não tenha  formação à distância. Eu pergunto como formar um condutor à distância? A ferramenta EAD é útil para várias áreas do conhecimento, mas há áreas em que a perícia é indispensável, que a destreza é indispensável”, declarou

De acordo com o presidente Francisco de Assis, a Bahia mostrou sua força, sobretudo, pela união e colaboração de todos que participaram da mobilização. "É preciso destacar que toda porta que abrimos e manifestação de apoio que conquistamos só foi possível graças ao trabalho conjunto e alinhado que realizamos, diretoria e associados que se disponibilizaram a fortalecer nossa voz. É com essa sintonia e união que desejamos travar nossas lutas, sempre pautadas pelo diálogo e entendimento. Juntos seremos sempre mais fortes para salvar nosso segmento", concluiu.

WhatsApp Image 2019-04-02 at 17.24.23  WhatsApp Image 2019-04-02 at 10.55.02

WhatsApp Image 2019-04-02 at 16.25.41  WhatsApp Image 2019-04-02 at 12.25.05