Desburocratização do processo de habilitação e o fim das aulas teóricas

Publicada em 03-25-19

542dd47603a72227fd47ffee72f0e61b

Uma ameaça real para os centros de formação de condutores

“Desburocratizar” é a palavra de ordem da atual gestão do Departamento Nacional de Trânsito. Ao contrário do que se imagina, no entanto, esse processo de simplificação dos processos de habilitação pode sair caro para a sociedade e para o segmento.

Nas últimas reuniões realizadas em Brasília, representantes do órgão máximo de trânsito no Brasil apontaram algumas medidas para buscar a tal desburocratização. Entre elas, o fim da obrigatoriedade do curso teórico. “O curso teórico é uma etapa fundamental para a formação do condutor, é quando o aluno aprende as regras e as consequências de não cumpri-las. Deixar para o candidato a responsabilidade de dizer se precisa ou não aprender sobre legislação é uma decisão muito arriscada para a sociedade, podendo agravar ainda mais os índices de acidente no trânsito”, explica Francisco de Assis.

Diante deste cenário de incertezas e preocupações, será relançada, no dia 02 de abril, a Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro, a fim de unir força política para discutir e analisar as propostas de alteração na legislação de trânsito. “Além de estar presente no evento, vamos convidar e enviar para cada deputado federal baiano, que faz parte da Frente Parlamentar, o ofício entregue pelas instituições ao Ministério de Infraestrutura, com as contribuições do segmento”, afirma o presidente do Sindauto Bahia, Francisco de Assis. Deputados baianos que integram a Frente: Alice Portugal , Antônio Brito,  Bacelar , Cacá Leão , Charles Fernandes , Daniel Almeida, João Roma, Jorge Solla, Lidice da Mata, Márcio Marinho , Nelson Pelegrino , Ottoni Alencar  Filho, Ronaldo Carleto  e Valmir Assunção.

Para a categoria, a palavra de ordem é UNIÃO. O Sindauto Bahia incentiva aos associados que apoiem este ato de relançamento da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro, a fim de fortalecer a voz dos agentes políticos que lutam pela categoria e pela educação no trânsito.

Participe desta mobilização!

O quê: Lançamento da Frente Parlamentar pelo Trânsito

Quando: Dia 02 de abril, as 14h as 17h.

Local: Auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, Anexo II.