Sindauto BA busca soluções para fortalecer a categoria

Publicada em 03-19-19

WhatsApp Image 2019-03-18 at 20.39.00

Diretoria esteve reunida com a presidência da Fecomércio BA para viabilizar a filiação do sindicato

Na luta pelo fortalecimento do sindicato e do segmento, a diretoria executiva do Sindauto Bahia se reuniu, na última segunda-feira (18), com o presidente da Fecomércio Bahia, Carlos de Souza Andrade. O encontro, realizado na sede da Federação, contou com a participação do jurídico das duas entidades e discutiu a viabilidade do Sindauto Bahia se associar ao Sistema Fecomércio Bahia.

“Além de uma representação política forte no estado, a filiação à Fecomércio traz outras vantagens como uma representatividade a nível nacional, assessoria jurídica para Convenções Coletivas e outras vantagens como contratação de produtos e serviços oferecidos pelo sistema com custos diferenciados”, explica o presidente do Sindauto Bahia, Francisco de Assis.

Os representantes da Fecomércio BA analisaram o estatuto do Sindauto e emitiram um parecer com os ajustes necessários para viabilizar a filiação do sindicato.

Quais as principais vantagens oferecidas pela Fecomércio?

Além das negociações coletivas e representação perante o Poder Público, também garante condições especiais de adesão aos produtos da FecomércioBA, como a compra de Certificados Digitais, adesão a planos de Saúde, Certificado de Origem, locação de espaços com custos diferenciados do mercado.  A FecomércioBA exerce representação jurídica em grupos de Estudo e Trabalho, Conselhos, Fóruns e Comitês Públicos e Privados, visando defender os interesses do comércio de bens, serviços e turismo entre outros benefícios. Também possui seus braços sociais, o Sesc e o Senac – responsáveis por desenvolver ações voltadas para o comerciário nos segmentos de Educação, Saúde, Assistência, Cultura e Lazer, bem como a oferta de programas de capacitação profissional.

Assessoria Sindical: Desenvolve atividades de assessoramento e suporte aos sindicatos filiados à Fecomércio-BA e também apoio aos sindicatos já constituídos e que desejam se filiar. Assessora os processos eleitorais dos sindicatos, orienta e acompanha as atualizações no Ministério do Trabalho, além de assistir os sindicatos na revisão e atualização da sua documentação.

Sistema de Negociação Coletiva do Comércio (SNCC): Ferramenta que reúne as mais relevantes informações sobre acordos e convenções coletivas de trabalho no setor,auxiliando as entidades do Sistema Fecomércio-BA a ter mais agilidade e segurança nas negociações.

Segs - Sistema de Excelência em Gestão Sindical: Instrumento de profissionalização da atividade sindical, o Segs (Sistema de Excelência em Gestão Sindical) foi criado pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) para aperfeiçoar a gestão dos sindicatos do comércio patronal, filiados ao Sicomércio, em todo o Brasil. Ao aderir ao Segs, o sindicato tem a oportunidade de capacitar os seus líderes, executivos e toda equipe, tornando a entidade mais forte e competitiva.

Sites Sindicais: Implantação de modelo de site para entidades sindicais, com alimentação automática de alguns conteúdos e alinhamento visual com o Sistema Fecomércio-BA.

Rede CNC: Rede social corporativa para compartilhamento de informações e novidades sobre o Sistema entre a CNC, federações, sindicatos, Sesc e Senac.